Capítulo XX – O que será do futuro? Por Helena Galvani e Mariana Cardozo

Durante este capítulo Deutsch se utiliza da capacidade de refletir sobre situações históricas e da análise de dados para fazer “previsões” para o futuro. Sua intenção não é apontar expectativas 100% corretas, mas sim observar tendências que devem se repetir e expandir nas próximas décadas. Para uma boa compreensão deste capítulo é importante notar a cronologia da obra de Karl Deutsch, que se concretizou do início dos anos 60 até os anos 80.

Entre as principais tendências apresentadas pelo autor estão a natalidade, a ocupação das famílias (da agricultura para as cidades), a participação das mulheres na tomada de decisão, a tecnologia e principalmente a articulação/mobilização social. Para tal item ele apresenta duas possibilidades: a do aumento do conflito e a do aumento do diálogo entre diferentes segmentos sociais.

Hoje, mais de 40 anos depois é possível refletir sobre as ideias de Deutsch e sua metodologia já sabendo que algumas de suas previsões estão corretas, e outras equivocadas. De maneira geral, no ocidente há menos conflito em grande escala, mas o engajamento das pessoas quanto a questões sociais e de minorias faz existirem cada vez mais conflitos na escala “micro”, entre grupos de pessoas que se identificam mais ou menos com certos ideais políticas.

Para fazer um paralelo com o esforço de Deutsch achamos interessante observar o documentário “The World In 2050”, produzido pela BBC no início deste ano. As questões incitadas são semelhantes: clima, organização social, renda e conflito. Mas hoje é possível afirmar que existem mais e melhores fontes de dados que sejam representativos de diferentes regiões do globo.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s