CAPÍTULO XIX- INTERDEPENDÊNCIA, DEPENDÊNCIA E CRESCENTE IGUALDADE: PARA ONDE ESTÁ INDO O MUNDO? Por Daniela Lima e Karollyne Araújo

 

Karl Deutsch expõe neste capítulo sobre a interdependência e suas variações. Dois países são interdependentes quando uma mudança em um deles causa alteração no outro, caso a relação seja vantajosa e desvantajosa para ambos em dada situação, chama-se de interdependência positiva, caso mudanças ruins para um tragam alterações boas para outro chama-se essa relação de interdependência negativa.

A partir dessa perspectiva é plausível pensar sobre a colonização do continente africano seguindo conceitos de interdependência tragos pelo autor. Segundo a visão de Deutsch, a interdependência entre os países africanos colonizados e as potências europeias colonizadoras pode ser considerada como uma relação de interdependência negativa, já que as consequências boas para os países europeus trouxeram consequências muito ruins para os países colonizados. Houve então, maior ganho (ou todo ganho) para as metrópoles europeias e a pior perda para os países africanos.

Ainda que tenha trazido diversos danos às nações colonizadas, colonização não é vista como sendo apenas negativa para algumas pessoas, principalmente provindas do continente europeu.  A alegação é que mesmo com os danos causados, os países europeus que invadiram a África trouxeram “leis, ordem, desenvolvimento e infraestrutura”, por exemplo, que não haviam nessa região.  Os impérios formados na divisão do continente foram aceitos como naturais e corretos pela maioria da opinião pública dos países colonizadores do período.

Apesar desse argumento, os danos foram maiores que os ganhos, e a maioria dos países do continente africano ainda hoje se encontram com baixos índices de desenvolvimento, com um alto grau de dependência de países desenvolvidos, e lidando com problemas de ordem política, social e econômica, que como cita Deutsch, são considerados por vários autores como uma consequência do Sistema Econômico Internacional.

No entanto, não apenas parte da população como líderes nacionais atualmente ainda defende a ideia de colonização como uma coisa positiva, ou que contribuiu de alguma forma para o melhor desenvolvimento dos países colonizados, a exemplo do vídeo a seguir:

 

No entanto, para às vítimas dessa “interação”, a colonização não apenas causou danos muitas vezes irreparáveis para a população local, como também, poderíamos afirmar, tem influência direta na situação atual de desigualdade global:

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s